
Este site é concebido para melhorar a relação e médico-paciente e ajudar no entendimento sobre Patologias da Coluna. Não se propõe, de forma alguma, a substituir a avaliação médica. Imagems meramente ilustrativas. Os temas são apresentados em forma de tópicos com liguagem simplificada.
Infiltrações Facetárias (Bloqueios)

GERAL
As vértebras são conectadas na parte posterior por articulações chamadas articulações facetárias ou zigapofisárias. Estas articulações são constituídas entre o processo articular inferior de uma vértebra e o processo articular superior da vértebra caudal (vértebra inferior). Estas são articulações sinoviais com as superfícies recobertas por cartilagem articular, uma membrana sinovial que liga as margens da cartilagem articular e uma cápsula articular. Os ramos das divisões primárias posteriores inervam essas articulações.
INFILTRAÇÃO FACETÁRIA ("BLOQUEIO DA DOR")
O que é ?
Técnica minimamente invasiva para tratar a dor que afeta as articulações da coluna vertebral ou estruturas próximas.
Para qual condição de saúde é recomendado este tratamento?
-
Desgaste das articulações facetárias da coluna
-
Espondiloartrose
-
Inflamação dessas articulações da coluna
Essas condições podem estar relacionadas ao desgaste natural, sobrecarga ou outras circunstâncias individuais.
Como funciona o Bloqueio Facetário:
-
Utilizamos exame de imagem em tempo real para o posicionamento de agulha específica através da pele e infusão de medicação diretamente no local onde as articulações da coluna estão afetadas.
-
Para realização da infiltração facetária utilizamos aparelhos de imagem (intensificador de imagens ou aparelho de ultrassom) que permitem monitorizar a introdução e posicionamento da agulha instantaneamente.
-
A infiltração facetária pode ser realizada dentro da articulação (intra-articular) ou bloqueando os ramos das divisões primárias posteriores inervam essas articulações.